Recantos da Terra - segunda-feira 08 julho 2013

PIZZA DA VILLA, Penedo.

 

Bem, a coisa está ficando séria!

Vou falar de um dos meus restaurantes preferidos e, vá lá, pizza poderia ser um assunto muito ordinário para justificar uma coluna. Ocorre que existem pizzas e PIZZAS, assim mesmo, com todas as letras maiúsculas…São Paulo que o diga.

Banalizada com batatas fritas e hambúrguer, com strogonoff, com o diabo a quatro, a pizza pode ser uma verdadeira perversão. Não sou daqueles radicais para quem qualquer desvio das pizzas tradicionais é anátema, mas, cá pra nós, pizza gourmet de rapadura com sushi – pra mim – é bizarrice. Mas, como gosto é pessoal, vou falar apenas do meu.

Dito isso, vamos ao que interessa.

Inicialmente, vale dizer que a Pizza da Villa[1] não é um dos meus restaurantes preferidos apenas pela comida. A casa me traz recordações da infância e início da adolescência, pois brinquei muito lá. Na época que em Penedo, se tomava sauna e pulava no gelado e limpo Rio das Pedras…mas esse tempo já se foi.

O restaurante é muito bonito e o capricho pode ser notado nos mínimos detalhes, seja na decoração, seja nos detalhes do serviço. O serviço, aliás, é impecável tanto no atendimento como na apresentação. Até a pizza é servida em um charmoso cesto de vime.

De entrada, pudemos experimentar uma deliciosa “Burrata” (Queijo de búfala fresco e cremoso por dentro, acompanhado de saladinha de tomate e manjericão em cama de rúcula, com cesto de pizza branca). Mais um diferencial da casa, a entrada foi o prenúncio do que viria em seguida. O manjericão proporcionou frescor à cremosidade do queijo…em suma, uma delícia!!!

Após essa preciosa iniciação, Karla escolheu a Pizza Villa Maromba[2] (combinação de Shimeji e Shitake na manteiga sobre molho de tomate e mussarela de búfala), ao passo que fui de Villa Martinelli (rodelas de pepperoni sobre camada de mussarela, molho de tomate e pimentão verde).

A Villa Maromba com sua natureza terrosa caiu perfeitamente no gosto de Karla, que adora cogumelos e experimentá-los juntos em pizza, se constituiu em uma nova aventura. Eu, particularmente, amo pizza de pepperoni e não me arrependi, pois a pizza estava estupenda.

O vinho foi o Sibaris Carmenere Reserva Espacial 2010[3] , da Undurraga, um grande vinho. Sou um tanto suspeito para falar de Undurraga, pois adoro seus vinhos desde que estive na vinícola em 2007. Versátil, aguentou bem a Villa Maromba, mas, deitou em berço esplêndido com a Villa Martinelli.

Gosto de levar vinhos chilenos à Pizza da Villa. Uma forma carinhosa de homenagear a terra natal do proprietário, Marcelo Carrasco. Undurraga, portanto, é tiro certo, pois sei que ele também é apreciador da vinícola.

De sobremesa, bem…um delicioso Petit Gateau, com sorvete de creme. Já nem havia espaço pra comer mais nada, mas acabamos “fazendo o sacrifício”.

Conheço a cozinha e sei que os ingredientes são selecionados “a dedo”. O capricho não se resume à apresentação, mas também no cuidado com o preparo, afinal, aqui, pizza é arte!

Quanto aos proprietários, Marcelo e Mayla, o que dizer? Difícil falar de amigos queridos de forma isenta. Mesmo porque, o sucesso da Casa é intrinsecamente ligado à dedicação do casal, sempre antenado em cuidar bem da clientela.

Para quem leva Pizza a sério, esse é o lugar e pronto!

 

 

Status: RECOMENDADO!!!!!!!!!

 

Localização:

Rua Av das Mangueiras, 1457

Penedo/Itatiaia, Rio de Janeiro

pousadavillaluna@gmail.com

http://www.pizzadavillapenedo.com



[1] A visita foi efetuada por Cello Carneiro e Karla Takayama, no dia 18 de maio de 2013.

[2] Os nomes das pizza são uma atração a parte, pois Villa Martinelli, Villa Maromba, Villa Mauá, etc, homenageiam recantos da terra. Uma ideia tão criativa, quanto simpática.

[3] O vinho Sibaris foi cedido gentilmente pela importadora Abflug.

Tags:, , , , , ,

2 comentário(s) sobre “PIZZA DA VILLA, Penedo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


5 − = três

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>