Recantos da Terra - segunda-feira 24 março 2014

BRASEIRO GAÚCHO, Penedo.

 

Depois de experiências que deixaram a desejar em Santo Antônio do Pinhal, é bom navegar em porto seguro! E honra seja feita, em Penedo se come bem.

O Braseiro Gaúcho[1] para mim é um restaurante muito especial. Situado na chamada Vila da Gula, venho acompanhando a sua evolução e hoje, além de uma comida farta e saborosa, os pratos são refinados e a Carta de Vinhos atende a todo tipo de clientes. Aliás, segundo os próprios restauranteurs, é o restaurante que mais “gira” vinhos em Penedo.

De entrada, pudemos experimentar um apetitoso couvert que, além da tradicional cesta de pães, trazia um interessante pão de alho, pastas de truta e de beringela, azeitonas, salame, chimichurri e uma deliciosa mousse de gorgonzola.

O vinho foi o “Royal Palmeira 2009[2]”, da Quinta da Pedra (Minho – 12,5%), um grande vinho. Sou entusiasta dos vinhos portugueses, mas é sempre bom quando experimentamos algo realmente especial. Se em Portugal os monovarietais não são comuns, imagine então um branco 100% Loureiro!!! Aliás, além do vinho fabuloso, certamente a garrafa mais bonita que apareceu em muitos anos.

Após essa preciosa iniciação, Karla escolheu um T-Bone com Risoto de Funghi, ao passo que a minha escolha foi um Filé Red Angus, com Risoto de Gorgonzola.

Para as carnes, o vinho escolhido foi o “Dom Bella 2010”…bem, outro grande vinho, saído das mãos abençoadas do Enólogo Carlos Lucas!!! Para quem está acostumado – e gosta – da peculiar rusticidade dos vinhos do Dão, surpreende muito a maciez do vinho, mesmo pouco tempo depois de aberto. Um espetáculo!

Os pratos harmonizaram perfeitamente com o vinho. Tanto o T-Bone quanto o Red Angus ao ponto e com a esperada gordurosidade latente, nadaram na boca com a maciez do vinho. Uma combinação fantástica, sem superposições. Um casamento perfeito!!!

Quanto ao proprietário, Volnei Trevisan, assim como o próprio restaurante, venho acompanhando a sua carreira como restauranteur. Uma grande figura humana e um grande camarada, que não mede esforços para ter os amigos por perto para degustar bons vinhos. Uma prova viva de que no Brasil – ao contrário do que muitos pensam – o trabalho duro pode sim se tornar sinônimo de sucesso.

Enfim, um restaurante que vale a pena conhecer e, claro retornar muitas vezes.

 

Status: RECOMENDADO!!!!!!!!!

 

Galeria de fotos:

 

 

Localização:

Rua das Velas, 76.

Penedo/Itatiaia, Rio de Janeiro

(24) 3351-2495

 

 



[1] A visita foi efetuada por Cello Carneiro e Karla Takayama, no dia 09 de março de 2014.

[2] Os vinhos foram cedidos gentilmente pela importadora Ideal Drinks.

 

 

 

Tags:, , , , ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


três − = 1

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>