Recantos da Terra - quarta-feira 19 agosto 2015

BABEL, Vale do Pavão [Visconde de Mauá].

 

O Babel é reconhecidamente um dos grandes restaurantes de toda a Região das Agulhas Negras.

Situado no alto do Vale do Pavão, na região de Visconde de Mauá, o Babel é, em verdade, um verdadeiro paraíso encrustado no alto da serra. A beleza do local por si só impressiona. O capricho nos mínimos detalhes aumenta a sensação de estar – literalmente – perto do céu.

A cozinha capitaneada desde o início em 2007, pelos chefs André Murray e Dani Keiko dispensa comentários, pois a comida é absolutamente primorosa.

Escolhemos, portanto, um restaurante especial para uma ocasião especial, pois estaríamos comemorando dois aniversários em família[1]. E a escolha se mostrou pra lá de acertada, na verdade, foi a escolha perfeita.

O dia estava tremendamente frio, diga-se, e a lareira foi um verdadeiro lenitivo para o corpo.

De entrada, nos foi servido uma “amuse bouche” deliciosa e com uma belíssima apresentação. Abrimos o Chardonnay Lote III, da Villa Francioni[2], que fazia sua estreia na Região Turística das Agulhas Negras. Para aperitivo, escolhemos a Polenta Grelhada com Gorgonzola, Geleia de Tomate e Pesto. Além de muito, mas muito saborosa, a polenta harmonizou divinamente com o Chardonnay. Começamos muito bem.

Escolher o prato no Babel é sempre uma dificuldade natural, pois sempre que escolhemos algo, tememos perder algo ainda melhor. Enquanto decidíamos e degustávamos o Lote III, foi aberto o Francesco 2009, vinho delicioso, cuja versatilidade em termos de carnes é tremenda.

As meninas pediram o “Vale do Pavão“, um belo corte de Filet Mignon Red Angus com geleia picante de tomates, crepe de queijo de cabra e quinoa com brócolis. Como a “mais velha” tem 18 anos e já curte um bom vinho, fez sua própria experiência e achou magnífica a harmonização.

Karla seguiu a recomendação da chef Dani Keiko e pediu o prato do dia, Bife de Chorizo com ragu de cogumelos frescos ao vinho do Porto e risotto de açafrão e aspargos. Simplesmente delicioso e que fez uma combinação muito harmoniosa com o vinho.

A minha escolha recaiu sobre o “Vale das Flores”, que trata-se de uma maravilhosa costeleta de leitoa caipira com molho de goiabada picante e risotto de Gorgonzola com crisp de abobrinha. Algo de outro mundo…Nem precisa dizer que o picante do prato harmonizou perfeitamente com o Francesco, que tem um toque de Syrah justamente para essa finalidade.

Um dos melhores pratos que experimentei na vida!

Como se fosse pouco, as meninas decidiram encarar um creme brulée de gengibre, de forma que foi difícil não experimentar. Por fim, um café e uma taça de Drambuie.

É realmente difícil descrever em palavras o que essa tarde efetivamente nos proporcionou. Conhecem aquela expressão “Estar no céu com os pezinhos de fora”? Pois bem, foi exatamente isso.

Nós nos consideramos relativamente suspeitos para falar do Babel, uma vez se tratar de uma unanimidade aqui em casa. Para que tenham ideia, esse almoço foi o pedido de aniversário da nossa caçula.

Comida primorosa, vinho idem, ambiente bucólico, pessoas amadas…enfim, uma tarde esplendorosa.

Parabéns ao casal André e Dani pelo habitual capricho e pela comida “dos Deuses”.

VinoArti recomenda…e muito!!!!!!!

 

Localização:

Vale do Pavão, s/nº – Resende, Rio de Janeiro

Tel.: (24) 9999-8121 | (24) 99977-0152

contato/reservas: andre@babelrestaurante.com



[1] A visita foi efetuada por Cello Carneiro e Karla Takayama, no dia 20 de junho de 2015, acompanhados das filhas Nathalie Yumi e Camille Yuri.

[2] Os vinhos foram gentilmente cedidos pela Villa Francioni.

 

 

Galeria de Fotos:

 

Kampai…

Tags:, , , , , ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


oito − = 3

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>