News of the World - quarta-feira 17 agosto 2016

Vinho brasileiro é destaque em eventos na capital federal

Brasília (DF) sediará nesta semana quatros eventos que têm o vinho brasileiro como protagonista. Entre amanhã (17) e quinta-feira (18), os produtos verde-amarelos são destaque em ações de promoção, como a 9ª edição da Vinum Brasilis, até  apresentação do panorama setorial no seminário Brasil Vitivinícola, que encerra a 42ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados.

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) é apoiador das iniciativas. A capital federal é um dos principais mercados consumidores de vinhos, espumantes e sucos de uva do País. Em 2015, foram comercializados mais de 9 milhões de litros, um aumento de 37,8% em relação ao resultado de vendas em 2014.

Amanhã, ocorre o seminário Brasil Vitivinícola, a partir das 15h30, na sede nacional do Sebrae. O evento, em parceria com a Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados, apresentará os avanços setoriais e os desafios de todos os elos da cadeia produtora. O trabalho encabeçado pelas entidades para a ampliação do consumo do vinho brasileiro também será debatido no encontro com técnicos agrícolas dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC); e da Fazenda.

Representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)e de bancos que oferecem financiamento agrícola também participam do seminário. O presidente do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Pedro Hoffmann, apresentará o case da instituição, evidenciando como o vinho na cadeia de alimentação fora do lar pode ser aliado na ampliação do consumo.

O diretor de Relações Institucionais, Carlos Paviani, e a assessora jurídica do Ibravin, e Kelly Bruch, representam o Ibravin e estão entre os painelistas. “Esse evento é importante porque vamos conversar e buscar sensibilizar gestores e dirigentes de diversas áreas de programas e políticas públicas voltadas para a vitivinicultura”, enfatiza Paviani.

Também na quarta-feira, com início às 9h, será realizada a 42ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados. O encontro ocorre no Mapa) e terá entre os assuntos a atuação do Grupo de Trabalho (GT) de monitoramento dos estoques e a solicitação aos órgãos federais para agilizar as tramitações da portaria 43/2016 – que complementa os Padrões de Identidade e Qualidade do Vinho e derivados –; da publicação da Norma Técnica Específica (NTE) para uva destinada ao processamento; e da alteração do decreto 8198/2014 (Lei do Vinho).

Além disso, o Ibravin, em conjunto com as demais entidades, fará o encaminhamento da posição da Câmara Setorial à presidência da Câmara dos Deputados e aos ministérios da Fazenda e Casa Civil sobre a inclusão das vinícolas no Simples Nacional, a implantação do Cadastro Vitivinícola Nacional e a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

 

VINÍCOLAS PARTICIPANTES DA 9ª EDIÇÃO DA VINUM BRASILIS

Antonio Dias Vinhos de Terroir

Aracuri Vinhos Finos

Batalha Vinhas e Vinhos

Casa Perini

Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi

Cooperativa de Sucos Monte Vêneto

Dal Pizzol Vinhos Finos

Dom Cândido Vinhos Finos

Don Guerino Vinhos e Espumantes

Lidio Carraro Vinícola Boutique

Maximo Boschi

Pizzato Vinhas e Vinhos

Quinta da Neve

Quinta Don Bonifácio

Vallontano Vinhos Nobres

Vinhos Larentis

Vinícola Aurora

Vinícola Hermann

Vinícola Salton

Vinícola Santa Augusta

Vinícola Torcello

Vinícola Valmarino Vinhos e Espumantes

Zanella Vinícola

 

Tags:, , ,

2 comentário(s) sobre “Vinho brasileiro é destaque em eventos na capital federal

  1. Pôxa, estive em Brasília semana passada. Se soubesse que teria esse evento, teria marcado para essa semana. Não teria problema.
    Ano que vem vou ficar antenado!!!!

    Saudações

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


um + = 2

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>