News of the World - segunda-feira 17 fevereiro 2014

Rússia x União Europeia: Moldávia é a “bola da vez”.

Em meados de 2012, publiquei um post informado que a Rússia havia proibido as importações do vinho da Moldávia, sob a alegação de baixa qualidade[1]. Segundo as informações apresentadas pela Rússia o vinho seria tão ruim que nem deveria existir. Por outro lado, a matéria trazia um dado preocupante, posto que a medida atingiria um quarto da população moldava.

Pois bem, no final de 2013, li no portal UOL que a Comissão Europeia estuda a retirada de barreiras em face ao Mercado Europeu, como forma de “responder” à medida tomada pela Rússia em 2012.

Segundo informações mais recentes, o verdadeiro motivo do boicote russo foi o anúncio que a Moldávia estaria para assinar um acordo de livre comércio com a União Europeia.

Pelo que se vê, trata-de mais um capítulo dessa “guerra surda” travada entre a Rússia (leia-se Putin, em especial) e a União Europeia. Os cacoetes de URSS e “Guerra Fria” ainda se fazem sentir sempre que alguma ex-república soviética tenta fugir de sua zona de influência e se alinhar com o Ocidente[2].

É preciso lembrar que a Rússia se ressentiu quando as ex-repúblicas bálticas ingressaram na UE e países da antiga “Cortina de Ferro”, idem[3].

Para a Moldávia, dada à importância que a indústria do vinho representa em termos de empregabilidade, o acordo com a EU se mostra a única alternativa viável, salvo, lógico, a Rússia cancele as restrições para não perder mais um parceiro.

Ao parece, essa briga ainda vai dar o que falar…



[1] http://www.vinoarti.com.br/in-vino-veritas/curtas-iii-parte-ii-vinhos-da-modavia/

[2] A crise mais séria acontecer com a Geórgia em 2008 e mais recentemente, Putin deu claro ultimato ao Ocidente, avisando que não aceitaria a influência europeia na crise da Ucrânia.

[3] Polônia, República Checa, Eslováquia e Hungria.

 

Tags:,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


8 − = cinco

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>