News of the World - quinta-feira 30 janeiro 2014

Notícias da Terrinha…Identificação das Rolhas de Cortiça nos Rótulos de Vinhos.

Através do meu amigo António Domingos, tive conhecimento de que a a ministra da Agricultura de Portugal, Srª Assunção Cristas, está determinada a fazer com que o uso de rolha de cortiça seja devidamente informado nos rótulos de vinho.

Não por acaso, o país já pediu o endosso da Espanha junto à União Europeia, já que a vizinha também produz cortiça, ainda que em menor escala. Em uma conferência sobre Sobreiro e cortiça, a ministra lembrou que os dois países juntos, representam cerca de 80% da produção mundial.

De acordo com o site luso Enovitis, segundo Cristas, “Hoje em dia é impossível para um consumidor saber se uma determinada garrafa de vinho tem ou não rolha de cortiça e essa identificação devia ser visível no rótulo“.

A proposta ainda carrega um apelo ecologicamente correto, já que ainda segundo a ministra, “a iniciativa seria também uma forma de promover a utilização das rolhas, associando o produto à sustentabilidade do montado e à economia verde“.

Particularmente, acho interessante a proposta, inclusive pela questão ambiental. Isso, ao menos vai diferenciar os vinhos de rolha sintética – em geral, direcionados para o consumo rápido -, dos vinhos de rolha, uma vez que a cápsula naturalmente esconde o tipo de rolha.

É acompanhar para ver o que acontece…

 

Foto: Cello Carneiro

 

 

Tags:, , , ,

One thought on “Notícias da Terrinha…Identificação das Rolhas de Cortiça nos Rótulos de Vinhos.

  1. Aprovadissimo de minha parte.O bom apreciador de vinhos também é tradicionalista.E rolha de cortiça é tradição universal. Eu não abro garrafas de vinho sem rolha de cortiça. Por isso, vinhos p.e. da África do Sul eu boicoto.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


nove × 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>