News of the World - domingo 23 dezembro 2012

Embaixador americano visita Serra Gaúcha a fim de aprofundar conhecimentos sobre setor vitivinícola brasileiro

Thomas Shannon  disse estar impressionado com estrutura tecnológica e qualidade dos vinhos e suco de uva elaborados no país

 

Conhecer de perto a principal região produtora de uvas e de vinhos no Brasil a fim de levantar subsídios para futuras cooperações em aspectos produtivos, científicos e também comerciais. Assim o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, resumiu o objetivo da visita de dois dias encerrada nesta terça-feira (11), à Serra Gaúcha. Uma comitiva do governo americano cumpriu agenda em duas vinícolas e na unidade de pesquisa da Embrapa Uva e Vinho em Bento Gonçalves. A visita foi intermediada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) a pedido do Conselheiro para Assuntos de Agricultura, do Serviço Exterior de Agricultura (FAS/USDA) dos Estados Unidos, Robert Hoff.

O grupo de visitantes era composto ainda pelo Cônsul Geral dos Estados Unidos para São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Dennis Hankins, pelo Relações Públicas do Consulado de São Paulo, Rakesh Surampudi, e pelo Economista da FAs/USDA, João Faustino Silva. “Vim para ter uma ideia do que está acontecendo neste segmento, que é muito importante para o Brasil assim como para os Estados Unidos, e vou voltar para Brasília bem impressionado com tudo o que experimentei vi por aqui”, declarou o embaixador. “Os produtos são de alta qualidade, sofisticação e diversidade impressionantes tanto nos vinhos como no suco”, completou Shannon.

A comitiva chegou à região na tarde de segunda-feira (10), visitou a unidade da Miolo no Vale dos Vinhedos e se reuniu com o prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, e com executivos do Ibravin, Carlos Paviani, diretor-executivo, e Leocir Botega, diretor-técnico. Na terça-feira, a programação incluiu uma incursão aos laboratórios da Embrapa Uva e Vinho, encerrando com um tour pela Salton, no distrito de Tuiuty.

Na Embrapa o embaixador conheceu a estrutura da unidade de pesquisa e visitou os Laboratórios de Documentação, Conservação e Caracterização do Banco Ativo de Germoplasma de Uva (BAG-Uva), que reúne cerca de 1,5 mil variedades de uvas e porta-enxertos, e o Laboratório Sensorial. Neste último, assistiu a uma palestra ministrada pelos pesquisadores Mauro Zanus, representando na ocasião o chefe-geral da Embrapa, Lucas Garrido, e pelo pesquisador Celito Guerra que discorreram sobre as regiões produtoras de uva e vinho no país, dando maior ênfase às regiões demarcadas como Indicações Geográficas. Na ocasião a comitiva provou seis vinhos provenientes destas regiões, duas amostras de sucos elaborados com variedades desenvolvidas pela instituição e três variedades de uvas para consumo in natura ainda em processo experimental.

“Vou trabalhar com colegas no Ministério da Agricultura nos Estados Unidos para estudar p que podemos fazer para aprofundar a parceria na área científica. Há bastante espaço para colaboração tanto na área agrícola como na parte industrial”. Quanto a aspectos comerciais, o embaixador observou que, por se tratar de um setor com atuação internacional, cabe às próprias empresas estabelecer os relacionamentos e comunicação, entretanto afirmou que certamente há um grande interesse da indústria americana em aprofundar parcerias comerciais no mercado brasileiro.

Para gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, projeto do Ibravin, Andreia Gentilini Milan, a visita e o interesse demonstrados pelo representante do governo americano é positivo para o setor, tendo em vista que os Estados Unidos é considerado um mercado estratégico para a promoção do vinho brasileiro. “Ele ajudará a divulgar o que viu aqui, o que pode facilitar as relações entre os dois países neste segmento”, observa Andreia.

Crédito das fotos em anexo: Martha Caus

Tags:, ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


nove − = 4

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>