In Vino Veritas - segunda-feira 17 agosto 2015

Vinhos de Verão…

A Coluna In Vino Veritas é publicada originariamente no Jornal “A Tribuna do Vale”, de forma que é repostada aqui no VinoArti posteriormente. Assim, nenhuma surpresa em ter um post falando sobre vinhos de verão, pois a matéria foi publicada em janeiro de 2015. Dito isso, espero que gostem das dicas…por aqui o tempo há muito já se esqueceu do inverno.

 

Vinhos de Verão…

Bem, passaram as festas de Fim de Ano…

Após o vinho na ceia de Natal e o espumante no Ano Novo, hora de retornar à cerveja, certo? Não necessariamente, meus caros.

Os vinhos continuam sendo uma ótima opção mesmo no nosso calor senegalês. Espumantes, brancos e rosés sempre caem bem em climas quentes.

Claro, é uma questão de costume pensar automaticamente em uma cerveja ou um chope gelado. Mas, fechem os olhos e imaginem vocês um espumante bem geladinho na beira da piscina…não tem nada igual!

Da mesma forma que os espumantes, os rosés caem muito bem nessa proposta. São vinhos bastante frescos e versáteis que se encaixam em bom bate papo e também com aperitivos e comidas.

Quanto aos brancos, nada como uma comida mais leve no calor, correto? Vinhos brancos se adéquam a uma infinidade de pratos, sobretudo com carnes brancas, saladas e por aí vai.

A diferença principal entre eles e os tintos é a questão da temperatura. Enquanto os tintos em geral funcionam melhor entre os 16º e 18º, roses, brancos e espumantes devem ser degustados em temperaturas bem mais baixas (11º a 13º), especialmente os espumantes (7º a 9º).

Enfim, o verão nos dá uma infinidade de opções. Não precisamos descartar a cervejinha e a caipirinha, mas podemos diversificar. Afinal, para quem gosta de exercitar os sabores, a diversidade é tudo!

Kampai…

 

Coluna In Vino Veritas – Ed. 71, jan. 2015

Tags:, , ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


três + 9 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>