In Vino Veritas - quarta-feira 08 julho 2015

Saúde VI: O Vinho e a Saúde – parte II

Na primeira parte dessa matéria, trouxe estudos de pesquisas sobre os benefícios do vinho, com base em matéria da União Brasileira de Uvicultura[1] com base em pesquisas médicas[2].

Mas como nem tudo na vida são flores, a pesquisa apontava também para lados negativos. Como a ideia não é mascarar aquilo que é bom e colocar para baixo do tapete o que não interessa, vamos aos “cuidados”:

Controle de Peso – uma taça de vinho tem em média 80 calorias e no caso de controle de peso deve-se fazer algum tipo de ajuste para incluir o vinho.

Arritimia cardíaca – tomar vinho diariamente não beneficia a arritimia cardíaca além de que para alguns tipos de arritimia o álcool é proibido.

Excesso de vinho – afeta negativamente o fígado e as enzimas hepáticas aumentam sensivelmente, além da violência e da criminalidade pelo alcoolismo.

Medicamentos controlados – tomar vinho e certos medicamentos pode causar interações, cuidado. Pergunte ao seu médico.

Alto índice de triglicerídios – neste caso o vinho não traz benefícios devido às calorias existentes, aumentando os triglicerídios.

Massa muscular – em excesso qualquer bebida alcoólica pode atrasar o desenvolvimento de massa muscular ou até haver diminuição desta mesma massa muscular.

Ácido Úrico – toda bebida aumenta o ácido úrico inclusive o vinho

Reposição Hormonal – Não se sabe através de algum estudo se o vinho interfere sobre reposição hormonal.

Diabetes tipo 2 – é possível consumir vinho ou suco de uva se através de medições constantes o usuário mantiver a diabetes controlada.

Enfim, como sempre costumo dizer, jamais podemos esquecer que o vinho, como qualquer outra bebida alcoólica requer moderação no consumo. O que pode ser benéfico para alguns, pode ser veneno para outros, ainda que prazeroso. Os excessos não são bem vindos em nada na nossa vida.

Dentro desse contexto, aproveitem o vinho com o que ele pode dar de melhor a cada um. Sensações, lembranças, momentos, saúde…In Vino Veritas!

KAMPAI…

 

Coluna In Vino Veritas – Ed.68, out. 2014

 



[1] http://www.uvibra.com.br/vinhoesaude_23.htm

[2] Fontes: Dr. Roberto Moura / Dr. Protásio Lemos da Luz / Journal of Thrombosis and Haemostasis / Dr. Philip Norrie

Tags:, ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


5 × três =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>