In Vino Veritas - sexta-feira 15 maio 2015

Icewine…o vinho que veio do gelo!

 

Também conhecido como Eiswein, o Icewine, como o nome já indica, é um vinho produzido em locais mais frios do que o habitual. Na verdade, o Icewine é basicamente um vinho de sobremesa, cuja base são uvas que são colhidas congeladas ainda na videira.

O que ocorre é que os açúcares, em especial, não congelam, porém a uva fica mais naturalmente mais concentrada, gerando uma quantidade pequena de vinho, com elevado dulçor[1].

As uvas são colhidas muitas das vezes, à noite, de modo a conservar o gelo, temendo o calor da manhã. Em geral, logo ao chegar à vinícola, inicia-se o processo de vinificação com as uvas ainda congeladas.

Se Áustria e Alemanha tem certa tradição na produção do Eiswein, quem se destaca mesmo na produção do “néctar do gelo” atualmente é o Canadá. Porém, países como Estados Unidos, Croácia dentre outros também produzem o Icewine[2].

No Brasil, até onde sei, apenas a Vinícola Pericó, de Santa Catarina produz Icewine, dado que somente lugares que têm temperatura muito baixa por longos períodos é que são capazes de produzir esse estilo do vinho. Daí não surpreender que o nosso único Icewine venha de São Joaquim;

Considerando as dificuldades naturais para a sua produção, é claro que não é um vinho muito comum. Pelo contrário, o rendimento das uvas é tão baixo que uma videira inteira produz uma única garrafa. Com tamanha raridade, evidentemente, não é u vinho barato.

Enfim, mais uma opção para quem não tem medo de experimentar vinhos diferentes.

 

KAMPAI!

 

Coluna In Vino Veritas – Ed.67, out. 2014

Em tempo: agora em abril de 2015, tive a minha primeira experiência com Icewine (foto), que será objeto de post específico em em breve.


[1] NR: Não se tratando de artigo e sendo uma coluna destinada a iniciantes e leigos, optei por não trazer tecnicismos desnecessários para o público alvo.

[2] Suécia, República Tcheca, Hong Kong, Hungria, França, Israel, Itália, dentre outros, em que pese se tratarem de produções ínfimas, também produzem o Icewine.

Tags:, ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


7 × = sete

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>