In Vino Veritas - terça-feira 26 janeiro 2016

As Dificuldades de se Realizar Eventos…

 

 

Para quem gosta de vinhos, morar no interior já não favorece a participação em eventos, visto que, via de regra, cursos, palestras, feiras e afins, acontecem sempre em capitais e/ou cidades de grande porte.

Justamente por isso, desde 2010 venho tentando suprir essas necessidades através de palestras, degustações e até mesmo cursos de formação profissional. Considero isso, uma forma de suprir essa carência de eventos na área de enogastronomia.

O esforço para se montar um pequeno evento, uma degustação que seja, demanda organização, tempo e dedicação. É preciso pensar na infraestrutura, convidados, local, vinhos a serem degustados e, tudo isso superado, no dia do evento, os vinhos devem estar descansados e na temperatura ideal para o serviço.

Naturalmente, os eventos gratuitos têm mais procura que os eventos pagos. Ocorre que por uma série de motivos, incluindo até eventual falta de compromisso (desistência sem aviso ou na véspera, etc.), eventos de maior porte não estão se viabilizando, pois a expectativa não se consuma na hora de confirmar as vagas.

Com isso fica realmente difícil continuar a trazer eventos como cursos, por exemplo, já que, como foi dito isso demanda dedicação, tempo e dinheiro, claro. Não estou dizendo que são lucrativos, pelo contrário, são caros de se trazer e têm causado prejuízos. As possibilidades são muitas e muitas as propostas para realizar eventos por aqui, mas, sem adesão do publico interessado, fica difícil continuar.

A despeito de ter trazido uma bela quantia de eventos nesses seis anos (incluindo cursos profissionalizantes), vejo que está na hora de repensar. Evidentemente, continuarei participando de eventos no Rio e São Paulo e visitando vinícolas sempre que puder, mas, dada a falta de apoio e prejuízos seguidos, no momento não vejo sentido em continuar a trazer novos eventos, salvo as degustações direcionadas das importadoras e vinícolas parceiras.

Aproveito para agradecer o apoio que tive de todas as pessoas que participaram dos eventos que organizei em Resende, Penedo, Visconde de Mauá e Volta Redonda nesses últimos 06 anos. Angariei novos amigos, aprendi muito e, sobretudo, me diverti muito, mesmo trabalhando. Agradeço a todos de coração.

 

Kampai…

Coluna In Vino Veritas – Ed. 75, mai. 2015

Galeria de Fotos:

Tags:, , , ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


1 + nove =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>