Eventos - sexta-feira 29 maio 2015

Expovinis 2015 – parte I: Onde o trabalho vira prazer…

Panorama Geral:

Em minha sexta participação consecutiva na ExpoVinis, pude constatar um evidente enxugamento da feira. Quer dizer que é ruim? Muito pelo contrário, ficou mais fácil de circular e, sobretudo, conhecer mais expositores e suas pérolas engarrafadas.

Ano passado investimos mais na França, ao passo que este ano, privilegiamos a Itália. Além dos tradicionais Barbarescos, Chiantis, e demais estrelas, pudemos conhecer, por exemplo, Rosso Piceno, além de ter mais experiências com as brancas Verdicchio, Grillo, Peccorino, Vernaccia, Vermentino Toscano, dentre outras preciosidades.

Algo que chamou atenção foi a dedicação dos italianos no que se refere ao design. Bons vinhos embalados em garrafas belíssimas. Um show a parte.

Fomos experimentar os vinhos eslovenos, uma das novidades da feira. Embora não sejam nada especiais, também não decepcionam. Achei os brancos à base de Furmint mais agradáveis que os tintos.

Evidentemente, passamos pelos stands franceses e como sempre atendemos o convite de Thierry Letortu, Diretor Geral da Alliance des Vignerons Bourgogne Beaujolais. Eu e Karla adoramos Beuajolais, de forma que não é nada desagradável degustar Morgon, Chenás, Moulin-a-vent, etc.

Ainda encontramos Sul Africanos bacanas e um Priorato muito interessante. Daí, foram pequenas pinçadas aqui e ali.

Como sempre há algum aspecto negativo, confesso que esperava mais no stand do MOVI, cuja visita prometia ser mais produtiva, mas, além de os produtores já estarem bem, digamos, com o teor alcoólico bem alterado, um “cartola” com cara de “saco cheio” insistia que eles fechassem o stand, pelo menos uma hora mais cedo. Bem, os vinhos degustados foram legais. Quem sabe em outra oportunidade?

Aproveitamos o resto do tempo, para andar a esmo e localizar nossos parceiros comerciais (Pizzato, Villa Francioni, Guatambu), para visitá-los com calma no dia seguinte. Legal vê-los fazendo sucesso até o fim do dia.

É preciso lembrar que algumas importadoras retornaram à feira com stands como é o caso da Decanter. Contudo, a exemplo do que acontecia antes, a  procura é tão intensa que quando se consegue ingressar, é uma luta para se conseguir espaço para degustar alguma coisa…desistimos.

 

TOP TEN:

 

Como ocorre todos os anos, há a esperada votação do TOP TEN. No Dia 22 tivemos a oportunidade de degustar alguns e falaremos disso na segunda parte deste post. Abaixo, os vinhos premiados na edição 2015:

1- Vinho Espumante Nacional: “Aracuri Brut”, Chardonnay 2013.
2- Vinho Espumante Internacional: “Georges de la Chapelle Nostalgie”.
3- Vinho Branco Nacional: “Pericó Vigneto” Sauvignon Blanc 2014
4- Vinho Branco Internacional: “Casas del Toqui Terroir Selection” Sauvignon Blanc Gran Reserva 2014, D.O. Colchagua Valley, Chile.
5- Vinho Rosado: “Côtes de Provence Saint Sidoine” Rosé 2014, França.
6- Vinho Tinto Nacional: “Valmarino” Cabernet Franc Ano XVIII 2012.
7- Vinho Tinto Novo Mundo: “Renacer” Malbec 2011, Argentina.
8- Vinho Tinto Velho Mundo (Península Ibérica): “Pêra-Grave” Reserva 2011, Vinho Regional Alentejano, Portugal.
9- Vinho Tinto Velho Mundo (Itália, França e outros): “A Sirio” Sangervasio, IGT 2007, Toscana, Itália.

10- Vinho Fortificado: “Alambre Moscatel de Setúbal” 20 anos, José Maria da Fonseca, Portugal.

 

Saldo do Dia:

 

Enfim, foi um prazer muito grande ter Karla comigo novamente (2014 foi a sua primeira ExpoVinis). Fazer isso em casal, com uma pessoa que também curte vinhos, é especial e gratificante.

Mais uma vez, fomos muito bem tratados pelo pessoal da CH2A Comunicação, em especial pelas competentíssimas Alessandra Casolato e Magaly Corgosinho, a quem publicamente agradecemos.

Como nos propusemos a focar mais nos vinhos italianos, certamente deixamos de conhecer coisas interessantes. Mas, dado o tamanho da feira e tudo mais, nunca é possível conhecer tudo, de forma que a intenção é ter o melhor espectro possível de degustações, sem stress e com muito, mas muito prazer.

No próximo post sobre a ExpoVinis, passaremos as impressões do dia 23 de abril.

Enoabraços a todos…

 

 

 

Galeria de Fotos:

Fotos: Karla takayama

KAMPAI…

Tags:, , , , , ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


− 3 = três

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>