Eventos - sexta-feira 17 abril 2015

Encontro de Vinhos RIO 2015 – Ano de Mudanças!


Com certo atraso – em razão de minhas atividades profissionais -, venho trazer minhas impressões pessoais sobre a quarta edição do Encontro de Vinhos RIO, que aconteceu no dia 05 de março. O evento, sempre capitaneado por Beto Duarte e Daniel Perches –deixou o Real Astoria (em reforma) e – se realizou no Fluminense Futebol Clube.

A prova de que o evento se firmou mesmo no Rio é que o salão ficou completamente lotado. Contudo, particularmente, creio que isso se tornou um problema; não pelo aumento em si, mas, o público – praticamente consumidor final – se mostrou muito despreparado para esse tipo de evento.

O excesso de participantes bêbados e sem educação praticamente impedia que se chegasse nos stands e degustar os vinhos com a calma necessária. Fizemos bem em buscar o Top Five logo no início, pois essa tarefa se tornaria impossível depois.

Aliás, para variar, ao menos um dos “Top Five” é vinho parceiro da VinoArti. Outra atração foi a palestra sobre vinhos argentinos, ministrada por Deco Rossi, representante da Wines of Argentina no Brasil.

Top Five:

1º Lugar: Leopoldo 2007- Santa Catarina

2º Lugar: Pera Grave 2007 – Alentejo

3º Lugar: Guatambu Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2013[1]

4º Lugar: Norton Reserva Malbec 2011

5º Lugar: Norton Privado 2011

 

Além da oportunidade de degustar bons vinhos, nesses encontros, revemos bons amigos e amigos virtuais se tornam realidade. O vinho agrega, não apenas novas descobertas, como também, novas amizades. Enfim, havendo oportunidade é sempre interessante participar de eventos de vinhos.

 

Como sempre, uma ótima oportunidade conhecer pessoalmente amigos virtuais como Daiane Argenta e Gabi Teixeira, bem como de reencontrar colegas de trabalho e amigos como Rafael Moreira (Serrado), Humberto Grzybowski (Ideal Drinks), Mônica (Villa Francioni), Elaine Oliveira, Cláudio Werneck e Rafaela, Valter e Nara Pötter (Guatambu), Juliana Gonçalves, Deco Rossi (Wines of Argentina), Beto e Daniel [organizadores], Marcelo Alcure, Júlio França e Márcio Mortari (Domno), Jane Pizzato e Carol Dachery (Pizzato), Affonso Nunes e Lilly Reznik, Euclides Penedo (Penedo Borges), Rosângela Romanos (Hannover). Se esqueci alguém, mais uma vez, foi o vinho (rsssss).

Claro, é sempre uma boa oportunidade de se tomar ótimos vinhos. Além, dos vinhos do Top Five, havia muita coisa boa sendo apresentada. Pena que, como dito acima, a falta de educação de boa parte dos presentes acabou por atrapalhar a degustação.

Por outro lado, fiquei muito feliz pelo fato de que as empresas parceiras da VinoArti mais uma vez fizeram muito sucesso. Os stands da Ideal Drinks, Pizzato, Villa Francioni e Guatambu não apenas chamaram atenção, como, as pessoas retornavam sem parar.

Em primeira mão, eu e Karla pudemos experimentar duas novidades da Guatambu, um Pinot Noir e o Épico, que será o top da Vinícola. Ainda em primeira mão, antes mesmo da publicação do Guia Descorchados, soubemos por Jane Pizzato sorbe o sucesso do Vertigo.

Mais uma vez, juntos, dividimos trabalho com diversão.

Bem, o evento continua crescendo, mas é preciso repensar alguns pontos referentes a infraestrutura e público alvo. É importante expandir horizontes, porém, sem perder o rumo. Mais uma vez, parabéns aos amigos Beto e Daniel por mais um sucesso.

Por ora, contagem regressiva para o OFF…

 

Galeria de fotos:

 

NE: Se vale a curiosidade, como era dia de treino do time profissional do Fluminense, a equipe do Globo Esporte aproveitou o gancho do evento para fazer sua reportagem. Resultado? Assistam no link abaixo:

 

http://globoesporte.globo.com/globo-esporte/videos/t/globo-esporte-rj/v/fluminense-quer-vitoria-contra-botafogo-para-comemorar-os-seis-anos-de-fred-no-tricolor/4015041/



[1] A Guatambu é representada pela VinoArti na Região Sul Fluminense.

 

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


sete − 7 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>