Eventos - quinta-feira 07 maio 2015

Encontro de Vinhos OFF 2015 – Mudança de Paradigmas

 

Aconteceu no dia 21 de abril, mais uma edição do Encontro de Vinhos OFF, na Casa de Fazenda do Morumbi e, como de costume, antecedeu a ExpoVinis 2014.

Tive a oportunidade de participar de todos os eventos desde o primeiro em 2010 e pude sentir uma mudança no direcionamento de público, algo que já havia percebido no Encontro de Vinhos Rio.

Como não acredito lá em coincidência, conversando com os organizadores Beto Duarte e Daniel Perches, pude confirmar que é intencional o redirecionamento do público alvo em favor do consumidor final, ao passo que, anteriormente, os eventos eram mais voltados para profissionais do ramo.

Do ponto de vista financeiro, nem há o que se discutir, pois ambos os eventos estavam absolutamente lotados. Porém, assim como o Rio, ficou aquela sensação de que os locais escolhidos não suportam essa nova formatação. Sugeri aos amigos Beto e Dani que repensem a questão da estrutura e – certamente, não foi uma percepção minha apenas.

Como todos sabem, o TOP FIVE já não acontece durante o evento e, como sempre, um vinho parceiro da VinoArti aparece entre os melhores. Aliás, o Principal vem dando show há tempos. A boa surpresa foi a presença de dois vinhos da LPG Wines ficaram entre os cinco melhores, papando o 1º lugar:

1- Facile 2012 – LPG Wines – (Vale dos Vinhedos – Brasil)
2- Casa Valduga Raízes – Gran Corte 2010 (Campanha Gaúcha – Brasil)
3- Mairena Malbec 2013 – Importadora La Charbonnade  (Mendoza – Argentina)
4- Principal Grande Reserva 2008 – Ideal Drinks – (Bairrada – Portugal)[1]
5- Spetacolo Syrah 2011 – LPG Wines (Vale dos Vinhedos – Brasil)

A inovação com os “food trucks” tão em voga, acabou com o problema crônico da “comidinhas” e agora, a escolha é do freguês. Esse formato ficou ótimo.

No mais, o Encontro de Vinhos é sempre uma boa oportunidade para reencontrar amigos e conhecer pessoalmente amigos virtuais; e lógico, degustar bons vinhos. Nesse ano não foi diferente.

O evento contou com produtores nacionais como o querido Mestre Adolfo Lona, Luiz Argenta, Valduga Miolo, LPG Wines, Batalha e a surpreendente Vinhética (Campanha), cujo produtor, Gaspar Desurmont é um francês que optou por produzir vinhos no Brasil. Destaque também para Sônica Denicol que sempre traz preciosidades nacionais, e esse ano a sua “diva” foi o vinho laranja “Era dos Ventos”. Além disso, compareceram importadoras como Ideal Drinks, Vinos & Vinos, Domno, Expand, dentre outras[2].

Aliás, Karla e eu, gostaríamos de agradecer aos representantes Luiz Belfort Rizzi (que seria gentilíssimo novamente na ExpoVinis) e Péricles Gomes (Casa do Porto), que se desdobraram para poder nos atender bem, visto que há certa altura os stands estavam impossíveis de serem acessados.

Como sempre, uma ótima oportunidade de reencontrar amigos e colegas enófilos, além de conhecer pessoalmente pessoas com quem lidamos no mundo virtual. Em determinado momento, a “Velha Guarda” de blogueiros se reuniu para uma foto pra lá de mafiosa (rsss).

Enfim, com mudança de direcionamento ou não, é um evento que adoro e – espero -em 2016 estaremos lá novamente, seja onde for.

Kampai…



[1] A ideal Drinks é parceira da VinoArti Representações na Região das Agulhas Negras

[2] http://www.encontrodevinhos.com.br/encontros/sao-paulo/abril-de-2015/

 

Galeria de Fotos:

 

 

Fotos: Karla Takayama & Cello Carneiro

 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


cinco + 4 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>