Eventos - quinta-feira 22 outubro 2015

Degustação Viníssimo, Jardim Secreto – Penedo.

Após um breve ensaio na Pizza da Villa[1] em meados de julho, onde tivemos nossa primeira impressão, realizamos a primeira degustação oficial da Viníssimo na região, desta feita, no Jardim Secreto, em 25 de agosto do corrente ano.

Ao fecharmos parceria com a Viníssimo, voltamos a trabalhar com vinhos que havíamos “perdido” em razão do fechamento das importadoras anteriores. Assim, retornamos nosso trabalho com os deliciosos chilenos da William Cole (ex Ana Import), além de Mauricio Lorca e Out of Africa (ambos ex Winery).

Além disso, passamos a trabalhar com os vinhos do meu velho conhecido Gonçalo Sousa Lopes, os deliciosos Secret Spot (Douro). De quebra, os belíssimos e elegantes espumantes de Piera Martelozzo vêm no ótimo pacote.

O portfólio da Viníssimo é excelente e as vendas já começaram de imediato, inclusive pelo fato de que alguns vinhos tinham ótima aceitação por aqui, que é o caso dos Wiliam Cole e pela boa aceitação da linha Vale da Poupa da Secret Spot.

 

Vinhos da Noite na ordem em que foram servidos:

Vale da Poupa Branco 2014 – Douro[2]

Leone Rosso IGT 2012 – Toscana[3] [GR 2B/WS 87]

Chateau Haut Castenet 2009 – Côtes de Bourg[4]

La Garnacha Selvaje del Moncayo 2009 – Ribeira Del Queiles[5] [PN 88]

Risco 2012 – Setúbal[6]

Amontillado 30 Years Old V.O.R.S. – Jerez[7] [RP 94/PN 91/WS 96]

Assim como da primeira vez, o Vale da Poupa branco impressionou muito, não apenas pelo frescor e sabor, mas pelo fato de que – assim como o moscatel galego – permaneceu vivo até o final da degustação. Gonçalo Souza sempre acerta na mão, incrível!

Os tintos, cada qual de região e propostas diferentes fizeram bonito. Um Toscana típico com premiação no Gambero Rosso e Wine Spirit fez um bom começo. Daí, tomar um Bordeaux do “Bad Boy” Jean-Luc Thunevin é sempre revigorante.

Impressionante também o Garnacha Salvage de Moncayo, parte de um projeto que produz garnachas de várias regiões. Desde o rótulo até a última gota, nenhum reparo a fazer. Finalizamos os tintos com o renomado António Saramago e sua preciosa mão para produzir vinhos com a uva Castelão (Periquita).

Por fim, o sempre instigante Jerez, nesse caso, um Amontillado de 30 anos que é difícil descrever. Difícil, intrigante, um jerez de cerca de R$ 750,00 (preços estimado de prateleira), com 94 pontos RP, que combinaria perfeitamente com um bom charuto.

Assim, como ocorreu na Pizza da Villa, a degustação foi direcionada somente a restauranteurs visando uma apresentação profissional. Em breve, segundo o diretor Marcos Ribeiro, serão realizadas degustações abertas a enófilos.

Em relação ao Jardim Secreto, há pouco a falar, já que estamos tratando reconhecidamente de um dos melhores restaurantes do Estado do Rio. O serviço impecável contribuiu para aumentar a sensação de satisfação, além da ótima companhia. Enfim, uma noite sensacional!

 

 

Em tempo: Os vinhos da Viníssimo já se encontram nas prateleiras do novo Showroom da Rondo Frios em Resende e já presentes em restaurantes de Penedo e Parati.



[1] Na ocasião, foram degustados os seguintes vinhos: 01) Vale de Poupa Moscatel Galego 2013 [Secret Spot - POR], 02) Ilógico 2013 [António Saramago – POR], 03) Mirador Pinot Noir 2013 [William Cole - CHI], 04) Rosso delle Colle IGT 2011 [Donatella Colombini - ITA], 04) Vale de Poupa Tinto 2012 [Secret Spot - POR], 05) Vale de Poupa Tinto Reserva 2012 [Secret Spot - POR].

[2] Secret Spot

[3] Castello Sonnino

[4] Jean Luc Thunevin

[5] Proyecto Garnachas – Vintae

[6] António Saramago

[7] Bodegas Tradición

 

Galeria de Fotos:

 

Fotos: Cello Carneiro

Kampai…

 

Tags:, , , , , , ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


7 + oito =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>