Eventos - segunda-feira 08 junho 2015

DEGUSTAÇÃO MALBEC – VERNISSAGE, Penedo

Aconteceu no dia 14 de maio, mais uma degustação no Restaurante Vernissage em Penedo, organizada pelo sommelier Alexandre Mergener e proferida pelo renomado consultor Paulo Nicolay. O tema da vez foi a Malbec argentina.

Uma sexta-feira de temperatura bastante fria colaborou com a degustação. O Vernissage, mesmo sem aquele exuberante panorama durante o dia, é uma atração em si, com as obras de Franklin Guanabarino embelezando ambos os salões.

Vinhos da Noite na ordem em que foram servidos:

 

Alfredo Roca Malbec 2013

Nieto Senetiner Reserva Malbec/Petit Verdot 2011

Nieto Senetiner Malbec D.O.C. 2011

Alma Criolla Reserva Malbec 2011

Alma Criolla Gran Reserva Malbec 2010

Laureano Gomez Reserva Malbec 2012

Breve análise:

 

Alfredo Roca Malbec 2013 (13,9º) – San Rafael, Mendoza

Muito límpido. Bem frutado no nariz. Vinho jovem com taninos macios. As frutas vermelhas são bastante evidentes na boca. Pouca madeira, boa tipicidade; um vinho fácil de beber. Confirma a proposta de vinho leve.

 

Nieto Senetiner Reserva Malbec/Petit Verdot 2011 (14º) – Luján de Cuyo, Mendoza

Escuro. Nariz estruturado. Macio em boca com taninos domados. Denota pouca madeira; boa acidez indicando potencial de envelhecimento.

 

Nieto Senetiner Malbec D.O.C. 2011 (14,5º) – Luján de Cuyo, Mendoza

Límpido. Nariz complexo. Vinhedos de mais de 50 anos fazendo diferença. Muito macio em boca. Compotas. Apresentou bela evolução com o passar do tempo. Malbec Clássico!!!!

 

Alma Criolla Reserva Malbec 2011- Valle de Uco, Mendoza

Boa coloração. Passagem de 6 meses em barricas (1º uso). Aromas delicados. Boa acidez e bom retrogosto. Evoluiu bem no princípio, mas, “morreu” um pouco em relação aos demais, salvo o Alfredo Roca.

 

Alma Criolla Gran Reserva Malbec 2010 – Valle de Uco, Mendoza

Bela coloração. Passagem de 12 meses em barricas (80% nova/20% usado). Aroma marcante. Muito estruturado em boca. Boa evolução. Muito equilibrado; frutas maduras em evidência. Belo vinho!

 

Laureano Gomez Reserva Malbec 2012 (15%) – Valle de Uco, Mendoza

Límpido, brilhante. Nariz riquíssimo, com mineralidade aparente. Boca cheia, muito equilibrado. A mineralidade se reflete também em boca. Bela evolução…um vinho bem instigante.

Em termos de vinhos, todos corresponderam às suas respectivas propostas, mas, certamente Nieto Senetiner Malbec D.O.C. 2011 se destacou por se tratar de um Malbec clássico. A estrela da noite para nós, contudo, foi o Laureano Gomez Reserva Malbec 2012, justamente pelas diferenças. Um vinho muito instigante com perfil bem diferente do habitual, coisa que eu e Karla gostamos muito.

Impressão Final:

 

É preciso ressaltar o serviço primoroso do restaurante. Claro que os proprietários Franklin e Venício fizeram falta, pois sua presença sempre enriquece o ambiente. Além da organização perfeita – o que faz diferença em qualquer evento – os vinhos estavam na temperatura certa. Parabéns ao anfitrião Alexandre Mergener pelo sucesso do evento. Desde que assumiu a linha de frente do restaurante, Mergener mudou um pouco o perfil, de forma que os eventos de vinhos se tornaram uma opção permanente, o que realmente faz falta na região.

A apresentação de Paulo Nicolay dispensa comentários, um dos profissionais mais gabaritados no mercado. Confrade da extinta SBAV RIO, Paulo é antes de tudo uma grande figura humana. Quando o conheci já era uma sumidade em vinhos mas, sempre recebeu todos os principiantes com muita simplicidade. Ao fim da degustação, eu e Karla ainda pudemos bater um ótimo papo com ele e Alexandre.

Enfim, uma noite especial, com ótimos vinhos, ótima companhia e uma ótima refeição. Não é preciso muito mais, certo?

 

Kampai…

 

 

 

 

Galeria de imagens:

 

Foto: Karla Takayama & Cello Carneiro

Foto 33: Rogério Nogueira

Foto 29: Vernissage (oficial)

 

Tags:, , , , ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


seis + 6 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>