Eventos - terça-feira 07 outubro 2014

DEGUSTAÇÃO IDEAL DRINKS – CARAVAGGIO, Resende 18 set 2014

 

Semana agitada para a Ideal Drinks no Sul Fluminense. Foram dois eventos no espaço de dois dias. O primeiro, uma degustação em Resende, no Restaurante Caravaggio; e outro em Maringá, na região de Visconde de Mauá, um evento no renomado Hotel Bühler.

No dia 18, uma quinta feira de temperatura amena, tivemos uma noite superagradável no Caravaggio. A Casa tem uma ótima estrutura para esse tipo de evento, sem interferir no andamento normal do restaurante, de forma que a degustação correu bastante tranquila.

Os convidados, divididos entre donos de restaurantes e enófilos, tiveram a disposição uma boa mostra do que a Ideal Drinks tem a oferecer em todos os segmentos do mercado do vinho, ou seja, desde vinhos mais voltados para o dia-a-dia, como vinhos de alta gama – sua especialidade, aliás.

Foram três as regiões apresentadas, por intermédio de três casas de renome em Portugal: Casa Ermelinda Freitas, de Setúbal; Castelo D’Alba, do Douro e Colinas de São Lourenço, da Bairrada.

 

Vinhos da Noite na ordem em que foram servidos:

Colinas Natur Branco 2010

Castelo D’Alba Branco 2012

Terras do Pó Branco 2011

Principal Reserva Branco 2009

Terras do Pó Rosé 2011

Colinas Tinto 2007

Colinas Reserva 2008

Castelo D’Alba Vinhas Velhas 2011

A Casa Ermelinda Freitas, mais tradicional das três, produz seus vinhos em Palmela, uma privilegiada sub-região de Setúbal. Foram servidos os vinhos de entrada Terras do Pó Branco e Terras do Pó Rosé. Enquanto o branco (Fernão Pires e Arinto) se mostrou um vinho muito agradável de se beber, o rosé (Castelão e Syrah) foi uma das atrações da noite, agradando muito, em especial, as mulheres. Aliás, vale mencionar que a Casa Ermelinda Freitas é capitaneadas por mulheres há quatro gerações.

A dupla de vinhos Castelo D’Alba, da Rui Roboredo Madeira Vinhos, uma das casas emergentes do Douro, também mostrou a que veio. O primeiro branco da noite, Castelo D’Alba 2012 [Códega do Larinho, Rabigato e Viosinho] agradou muito pelo frescor, um vinho “feminino” com uma proposta leve, que casa bem com aperitivos, piscina e por aí vai. Já o Castelo D’Alba Vinhas Velhas [Tinta Amarela, Tinta Barroca, Tinta Francisca, Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional e Souzão de Vinhas Velhas], foi o vinho que fechou a noite. Um vinho realmente com a cara do Douro, com a potência das uvas autóctones aliada a delicadeza; estruturado e…delicioso! O enólogo Rui Madeira é considerado um dos melhores da nova geração segundo a Wine Spectator, o que explica a qualidade de seus vinhos.

Da Bairrada vem a Colinas de São Lourenço, que, de cara, mostra as credenciais do enólogo Carlos Lucas, um dos grandes de Portugal. Bem, de uma casa que tem um grande enólogo espera-se bons vinhos e é exatamente isso que se recebe nesse caso. Seja para vinhos de entrada ou para vinhos de alta gama, todos satisfazem seus respectivos nichos de mercado.

A “brincadeira” se iniciou com o Colinas Natur Branco [Chardonnay e Arinto], que fez o brinde de entrada. Após a passagem dos dois primeiros brancos, veio o Principal Reserva [Chardonnay e Sauvignon Blanc]…que vinho! Em seguida, ainda da Colinas de São Lourenço, tivemos os tintos Colinas e Colinas Reserva [Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Merlot, ambos], sendo este, um dos favoritos da noite.

É preciso ressaltar o serviço primoroso dos anfitriões Cidinei e Luciana Trevisan. Além da organização perfeita – o que faz diferença em qualquer evento – os vinhos estavam na temperatura certa, enfim, muito do sucesso da noite se deve a eles.

Ao final, os convidados poderiam ficar para jantar na Casa…todos ficaram! Aí, mais pontos para a família Trevisan, incluindo o irmão Cléder Trevisan que cuidou da cozinha com maestria. Comida realmente primorosa!

Enfim, uma noite especial, com ótimos vinhos, ótima companhia e uma ótima refeição.

A maratona da Ideal Drinks na região ainda continuaria no fim de semana, mas, com toda certeza começou com os “dois pés direitos”.

Particularmente, ainda não provei um único vinho da Ideal Drinks que seja “meia boca”. Se alguns são mais do que honestos para suas respectivas propostas e nichos de mercado, outros, como Royal Palmeira, Dom Bella e Principal são absolutamente fantásticos.

Kampai…

 

Galeria de Fotos:

 

Apresentação: Cello Carneiro

Fotos: Karla Takayama

(fotos de 23 a 26 enviadas por convidados)

 

Tags:, , , , ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


× um = 1

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>