Editorial - quarta-feira 28 agosto 2013

ENOEVENTOS: Os blogs e sites mais acessados em 2013.

 

Conforme ocorre todos os anos desde 2010, o ENOEVENTOS publicou o resultado de sua pesquisa anual sobre os sites e blogs mais acessados, na área da Enogastronomia.

Segundo Oscar Daudt a base de dados é o Alexa – The Web Information Company, site americano especializado na análise do tráfego da Internet, através do qual classifica cerca de 30 milhões de páginas em mais de 125 países.

Com base nesses resultados é que Daudt publica Ranking dos sites e blogs mais acessados, divididos por segmentos. Assim, sites de importadoras, vinícolas, lojas virtuais, entidades e “enoblogs” são avaliados separadamente.

Ainda segundo Oscar, em 2013 o número de sites e blogs aumentou de 82 para 99, incluindo o VinoArti que não entrou na listagem de 2012, pois tinha menos de um ano de existência.

A iniciativa é superválida e, particularmente considero justo reconhecimento pelo trabalho de cada um dos enobloggers, no sentido de difundir a cultura do vinho. Considero muito natural que Enoblogs e Enoeventos estejam lá no alto, sempre, pois são dois portais de suma grandeza.

Blogs pioneiros como Papo de Vinho, Diário de Baco, Vinhos e Mais Vinhos, Vinhos de Corte, Blog do Jeriel, Vivendo a Vida (onde foram publicados meus primeiros textos), dentre outros, estão com muita justiça no topo da lista. Outros blogs que conheci no caminho como Balaio do Vitor, Taças e Rolhas, Confraria 2 Panas, também fazem bonito lá no alto.

Para minha surpresa, o VinoArti estreia em 55º, a frente de blogs como o de Alexandra Corvo e Carlos Cabral, lado a lado com blogs de peso como Decantando a Vida e Pautas de Guarda.

Na verdade, como costumo brincar, por morar na “roça”, fica muito difícil acompanhar os eventos de vinhos, e a proposta do VinoArti é bastante alternativa e lúdica, onde sequer existe avaliação técnica dos vinhos, ou seja, a posição alcançada está de bom tamanho (rsssss).

Todo ano vejo alguma polêmica em relação a blogs que não aparecem, mas, pelas explicações de Oscar Daudt, fica claro que blogs que estão vinculados a portais como os dos amigos Deco Rossi e Rogério Rebouças não têm como ter a análise individualizada, mas, são sabidamente muito lidos.

Vejo a publicação antes como uma homenagem a um trabalho muito bem realizado por todos nós que aparecemos na lista, do que uma competição para saber quem é o melhor.

Parabéns ao Oscar por mais essa edição e parabéns a cada site, blog – inclusive aqueles que não aparecem listados – por acreditarem na cultura do Vinho.

 

Cello Carneiro

 

Foto: Enoeventos

Tags:, , , , , , ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


+ 1 = nove

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>