Editorial - terça-feira 23 julho 2013

DIA DO AMIGO…


Segundo pude pesquisar, no Brasil, Uruguai e Argentina, o “Dia do Amigo” é comemorado no dia 20 de julho. No entanto, em abril de 2011, a ONU decretou o Dia Internacional da Amizade para 30 de julho, proposta endossada pelo Brasil, inclusive.

O que isso quer dizer? Que amigo só tem vez um dia por ano????

Brincadeiras a parte, pelo que constatei, neste novel século já são várias as iniciativas para a celebração da amizade. Nos EUA e em partes da Ásia, a comemoração se dá no primeiro domingo de maio.

No Brasil, na verdade, o dia 18 de julho também é comemorado como “Dia do Amigo”.  Curiosamente, foi a Argentina que começou a tradição de comemorar dia 20, por iniciativa do médico Enrique Febbraro que em 1969 enviou quatro mil cartas para vários países, com intuito de criar o Dia do Amigo.

O que isso tem a ver com o vinho?

Talvez o fato de o vinho ser a bebida ideal para se curtir os amigos. O vinho é naturalmente gregário. Conheci minha mulher num curso de vinho…

Os amigos são uma riqueza na vida, os vinhos – para quem curte – idem. Quando podemos somar as duas riquezas, certamente a vida fica mais bonita.

Assim, celebrar no dia 18, 20 ou 30 de julho pouca diferença faz. Celebrar os amigos é coisa para todo dia…

Tags:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


1 × nove =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>