Editorial - segunda-feira 23 dezembro 2013

2013…Uma (introspectiva) Retrospectiva

Habitualmente, no fim do ano, aproveito para fazer algumas reflexões necessárias. Um balanço mesmo. Tentar avaliar os erros e acertos, repensar posições, lamber as feridas quando necessário, mas sempre com o objetivo em seguir em frente.

Neste ano não está sendo diferente..

Talvez o mais importante das minhas reflexões, seja a noção de que os fatos negativos nunca superam as nossas alegrias – a menos que se deixe, claro!

Foi um ano de muitas batalhas, mas, mesmo com perdas aqui e ali, fica a sensação de ter vencido uma guerra.

Da mesma forma que vi importadoras fechando, vi o mercado interno – lucidamente – buscando alternativas produtivas. Vi os vinhos brasileiros ganhando espaço no exterior. Vi os canalhas do “Mensalão” indo para a cadeia e vi o Brasil tomar as ruas.

Tudo bem perdemos Mandela…Não há nada que supere isso, salvo o seu exemplo e o seu legado.

Mas, ainda assim, nós – enófilos e “enoafins” – continuamos tomando bons vinhos. Dificilmente estaríamos aqui, lendo e – eu – escrevendo uma matéria sobre o tema, não fosse a mútua motivação pelo eterno presente de Baco.

Em relação ao VinoArti (ainda não temos dois anos no ar), tive a grata surpresa de estrear na listagem anual do Enoblogs, em 55º lugar. Agora mesmo em dezembro chegamos ao post de número 400. A boa visualização é o maior incentivo para continuar.

Agradeço muito à Karla, minha mulher e companheira de VinoArti, pois não foram poucos os momentos difíceis e, em todos, suas mãos lá estavam, pousando docemente nas minhas.

Finalizo agradecendo aos leitores do VinoArti pelo carinho e pela persistência. Espero que gostem tanto de ler, quanto eu, de escrever…

Tenham um Natal de muita Paz e Amor, e um 2014 pleno de realizações!

 

Tags:, , ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


3 + dois =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>