Area Partners - segunda-feira 17 novembro 2014

PAPALE, O [VERDADEIRO] VINHO DO PAPA FRANCISCO…


 

O Papa Francisco – mesmo sendo argentino, diga-se – é, provavelmente, o pontífice mais carismático de todos os tempos.

Bem, que ele é “iluminado” todo mundo sabe. O que talvez a maioria não saiba é a história do Vinho Papale[1], intimamente ligada à ascensão de Francisco ao Vaticano.

Por ocasião do conclave, O vaticano resolveu presentear os 115 cardeais eleitores. A decisão recaiu no vinho Papale, da Varvaglione e faz muito sentido, pois homenageia o Papa Bento XIII, oriundo da Puglia[2], onde se encontra a vinícola.

Até aí, nada demais. Porém, não conseguindo encontrar o vinho em lugar nenhum na Itália, a solução foi importar dos EUA. Imaginem a surpresa do lojista da Califórnia, Michael Carpenter, quando recebeu uma ligação da Itália solicitando 115 garrafas de um Primitivo di Manduria um tanto obscuro. Pior, repatriar o vinho sairia o dobro do preço, se comprado na própria Itália.

Bem, estranho ou não, Mr. Carpenter fechou o negócio e ao fechar os dados da venda, a maior surpresa. O endereço? “Cidade do Vaticano, escritório do Cardeal Secretário de Estado”. Parece surreal, mas é verdade; como o Papale é um vinho mais direcionado à exportação do que para o consumo interno, não fácil encontrá-lo no mercado italiano. Pode ser que isso mude com essa curiosa peculiaridade.

Claro! Vocês devem estar se perguntando por que não um Malbec argentino? Na verdade, a escolha se deu antes do conclave, de forma que não se podia imaginar quem seria o Papa. Um vinho italiano homenageando um antecessor era, evidentemente, uma escolha sensata e de muito bom gosto.

Soube dessa interessantíssima história, através de Márcio Mortari, diretor da Domno do Brasil, que importa os vinhos da Varvaglione e achei que valia a pena repassar aos leitores. Quanto ao vinho…diria que é digno de um Papa!!!



[1] O vinho é importado pela Domno do Brasil, braço de importação do Grupo Valduga.

[2] Importante região produtora da Itália.

Tags:, , , , , ,

One thought on “PAPALE, O [VERDADEIRO] VINHO DO PAPA FRANCISCO…

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


6 × = seis

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>