Area Partners - quarta-feira 10 junho 2015

ARTISAN FETEASCA ALBA BARRIQUE 2012


País: Romênia

Região: Dealu Mare

Produtor: Domeniile Sahateni (Aurelia Visinescu)[1]

Gradação alcoólica: 14,5%

Exame Visual: Amarelo dourado, muito límpido.

Exame Olfativo: Abacaxi e Damasco

Em boca: Abacaxi em calda. A madeira se manifesta como baunilha e manteiga. Gelatina de pêssego aparece com o evoluir na taça.

Impressões pessoais:

 

Mais uma vez fico feliz por ter escolhido a Winelands para ser o meu clube de vinhos. Numa das levas, chegaram dois vinhos da Romênia, um Feteasca Negrea[2] e este Feteasca Alba.

Assim como ocorre coma Feteasca Negrea, a Feteasca Alba é autóctone, de forma que não há paradigma seguro para comparação. Nesse caso, porém, com estágio em madeira e impressionantes 14,5%. A madeira e o teor alcoólico indicam naturalmente pratos mais untuosos.

Daí harmonizarmos com um risoto de picanha suína ao açafrão. A manteiga é inerente ao risoto, da mesma forma que os sabores de manteiga costumam aparecer nos brancos amadeirados.

Na taça, prevalece o amarelo dourado (prometido, aliás, na ficha técnica). Belíssima cor, por sinal. Muito límpido.

No nariz, aromas de abacaxi no primeiro ataque, mas prevalecem os aromas de damasco após girar a taça. Interessante.

Em boca, o abacaxi aparece novamente, porém compotado, como abacaxi em calda. Os sabores de baunilha e manteiga evidenciam a madeira. Com o passar do tempo, o sabor remetia a gelatina de pêssego. Um vinho muito rico em sabores.

Nem precisa dizer que harmonizou maravilhosamente com o Risotto de Picanha Suína ao Açafrão (arroz arbóreo, manteiga e cebola ralada, vinho branco, caldo de carne, queijo canastra, provolone, requeijão), com batatas estufadas e brócolis. A “gordurosidade” combinou perfeitamente…

Em geral, são poucos os brancos muito amadeirados que me agradam, mas esse passou no teste, com louvor.

A Winelands está de parabéns mais uma vez. Romênia em alta aqui em casa.

Kampai…

 

Disponível em: http://www.clubedovinhowinelands.com.br



[1] A empresa também é conhecida pelo nome de sua proprietária. Mais informações sobre a vinícola em: http://aureliavisinescu.com/

[2] O vinho foi comentado anteriormente no post: http://www.vinoarti.com.br/recantos-da-terra/giardino-del-napoli-penedo/

Tags:, , , , ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


+ 6 = catorze

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>